DropBox, OneDrive, Google Drive NÃO são Backup para sua Empresa!

backup nuvem ribeirao preto araraquara sao carlos matao

Backup: DropBox, One Drive, Google Drive NÃO são Backup para sua Empresa. Saiba nesse post o problema com os maiores players do mercado e conheça soluções eficientes para não ficar na mão quando você mais precisar de backup.

Uma vez ou outra nos deparamos com novos clientes onde o backup dos dados é feito no Dropbox. Quando perguntamos se a empresa protege os seus dados em nuvem, ouvimos: “Sim, nosso fornecedor utiliza o Dropbox…”.

Recentemente muito se noticiou sobre a invasão (hacking) do Dropbox, o popular serviço de armazenamento online onde mais de 200 milhões de usuários mantêm tudo salvo, desde fotos particulares até documentos importantes. No último caso criminosos roubaram quase 70 milhões contas, incluindo endereços de e-mail e senhas protegidas.

Ao mesmo tempo, casos desse tipo não são novidade para nós, especialistas em segurança e empresas de TI sabem que ferramentas de sincronização em nuvem, como Dropbox, OneDrive e Google Drive e iCloud não podem ser usadas como armazenamento seguro e especialmente para backups. Basicamente essa restrição deve-se a três fatores os quais falaremos a seguir:

Por que o Dropbox não é uma boa opção para armazenamento de backup

#1 – AS SENHAS QUE SÃO ARMAZENADAS NA WEB PODEM SER ROUBADAS

Essa não é a primeira vez que o Dropbox tem senhas de usuários expostas ou perdidas. Quando sua senha é armazenada por um provedor de serviços em nuvem, isso é um grande risco, hoje em dia os hackers realmente gostam de roubar dados de acesso, o mesmo aconteceu com o Skype e Yahoo! recentemente.

#2 – QUALQUER PESSOA PODE LER DADOS SEM CRIPTOGRAFIA DO LADO DO CLIENTE

A criptografia é a segunda camada de segurança. E a criptografia que o Dropbox afirma ter (criptografia em repouso), não ajuda quando alguém descobre a senha da sua conta, nesse caso, o criminoso obtém todos os seus dados. A criptografia de dados adequada é aquela feita no lado do cliente (no servidor ou estação) com uma senha que só o usuário conheça, assim os dados são criptografados antes de serem transmitidos para fora, mesmo que alguém acesse sua conta de armazenamento na nuvem, ele não poderá ler os dados reais. É por isso que a criptografia do lado do cliente é amplamente reconhecida como um componente excepcionalmente robusto da segurança de dados.

Soluções de armazenamento online não fornecem aos usuários criptografia do lado do cliente, esse é um dos motivos para não armazenar dados confidenciais lá.

Utilizando armazenamento em nuvem profissional como a ROCKIT BACKUP (falaremos mais abaixo), é possível proteger os dados tanto com criptografia do lado do servidor quanto criptografia do lado do cliente.

#3 – A MAIORIA DOS SERVIÇOS DE SINCRONIZAÇÃO NÃO MANTÉM AS VERSÕES DE ARQUIVOS OU MANTÉM POR UM PERÍODO LIMITADO

O Dropbox só mantém versões anteriores dos documentos por no máximo 30 dias, o usuário precisará estar nesse período de tempo se quiser restaurar a versão anterior de um arquivo. Aqueles que querem um ciclo de retenção mais longo para seus arquivos precisam pagar por um “Histórico de versões ampliado”. O Google Drive também possui versões anteriores de seus arquivos por 30 dias. O OneDrive da Microsoft só oferece esse recurso para documentos do Office 365.

Através da solução de backup que oferecemos é possível manter todas as versões antigas de um arquivo, além disso é possível colocar um prazo (ou deixar sem prazo também) para manter arquivos no backup em nuvem após os mesmos serem deletados do servidor.

ROCKIT BACKUP – Sua principal ferramenta quando tudo der errado

Nada é mais sério numa empresa do que o Backup. Para o empresário dormir tranquilo sabendo que seus dados estão protegidos é necessário escolher uma ferramenta que consiga entregar esses itens que DropBox, OneDrive, Google Drive não entregam:

1 – Backup Completo – Realize o Backup completo de todos os arquivos, sistemas e banco de dados utilizados na empresa;

2 – Backup Incremental – Capacidade de realizar, após o backup completo, somente a cópia de arquivos novos e modificados;

3 – Backup Delta – Capacidade de apenas enviar os blocos modificados sem a necessidade de enviar o arquivo completo a cada alteração;

4 – Backups de Arquivos Abertos – Envia os arquivos abertos mesmo que estejam em utilização;

5 – Backup Local – Permite a realização de um backup local além do backup em nuvem para sua rápida restauração e segurança;

6 – Backup em DataCenter no Brasil – Pelas regras da LPGD é necessário ter os dados de titulares em Data Centers no Brasil.;

7 – Backup de Unidades de Rede – Permite unidades de rede como origem de fonte de backup como NAS, servidores, etc.

8 – Backup Agendado – Faça múltiplos backups por dia, semanais, mensais ou personalizado;

9 – Envio de HD externo – Envie uma cópia de todos os seus dados em HD externo e faremos uma cópia para você;

10 – Compressão de Dados – Até 80% de compressão de dados para sua maior economia;

11 – Criptografia e segurança – As chaves de Criptografia são definidas pelo próprio cliente, fazendo com que só você tenha a chave de restauração;

12 – Restauração Granular – Restaure o backup completo ou somente um arquivo, uma planilha, uma foto;

13 – Desaster Recovery (Recuperação de Desastre) – Recupere todos seus dados a partir de nossa plataforma Web. Entre em qualquer computador no mundo e restaure os dados de sua empresa e clientes;

14 – Retenção – Permite a restauração de um arquivo em uma data específica de dias, meses ou anos atrás;

15 – Notificação por e-mail – Receba em seu e-mail notificações de todos os backups realizados, com sucesso ou não e durma tranquilo;

16 – Windows Server – Realiza Backups de todas as rotinas do Windows Server, assim como também de distribuições Linux;

17 – Backup de todos os bancos de dados do mercado – Faça backup do banco de dados de sua empresa através de nossos plugins para MySql, Sql Server, Firebird, PostGre, etc.

18 – Melhor preço do mercado, custo em centavos, pagamento em reais.

Conclusão

Se você estiver procurando um armazenamento na nuvem para manter seus dados confidenciais e importantes seguros, escolha um provedor de armazenamento apropriado e ferramentas confiáveis ​​para gerenciar o processo de backup como da ROCKIT LABS. Lembre que ferramentas robustas não custam caro, mesmo porquê o backup pode salvar a sua vida e a vida de sua empresa.

Ainda tem dúvida de como sua empresa será impactada com a Lei Geral de Proteção de Dados e pelas ameaças digitais? Preparamos um guia completo aqui no Blog para você saber mais, acesse agora: Clique aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/* ]]> */